notícias
Mesmo em um mercado competitivo, ainda há espaço para a papelaria artesanal e criativa

O mundo globalizado aumentou a competitividade em diversos setores da economia. Como acontece em outros mercados, a papelaria possui grandes fabricantes cujo portfólio reúne centenas de produtos para agradar públicos de todas as idades. Mesmo assim, ainda há espaço para a papelaria artesanal, com designs e processos produtivos total ou parcialmente manuais, e produtos que instigam a criatividade do usuário.

Quem visita a Escolar Office Brasil pode conferir uma série de marcas que priorizam processos manuais e oferecem experiências diferenciadas por meio de seus produtos. A Cartões Gigantes, por exemplo, aposta na papelaria afetiva para conquistar o consumidor. A empresa está há mais de 20 anos no mercado, aliando a criatividade com as principais tendências do mercado para entregar produtos com mensagens que aquecem o coração.

“Nosso intuito sempre foi emocionar as pessoas trazendo as principais tendências do mercado. Nosso trabalho é praticamente todo artesanal, com fabricação nacional, tem muita coisa por trás de um bloquinho. A contagem das páginas e os possíveis ajustes, e as capas duras são feitas manualmente”, relatou Cristina Bered, co-fundadora e diretora criativa da marca.

A Cícero Papelaria também investe em processos artesanais e tem como foco produtos que auxiliam na organização de maneira personalizada. Tanto que cada produto leva um selo indicando quantas mãos foram necessárias para sua fabricação. “Estamos sempre atrás do que é diferente, da inovação, da brasilidade e da arte, e ser artesanal está em nosso DNA. São mais de 60 pessoas que amam o que fazem, isso reflete na qualidade do nosso produto”, afirmou Cícero Pedrosa, fundador e diretor da empresa.

Durante o processo de criação e produção, o que une as marcas artesanais com as demais é a pesquisa de mercado e tendências. “As pessoas que trabalhavam em escritórios começaram a trabalhar em casa ao mesmo tempo em que administravam os estudos dos filhos. Essa mudança na vida de todos causou mudanças de comportamento de consumo”, afirmou Ricardo Sartori Barreto, gerente de desenvolvimento de produtos da 3D Cadernos.

Um exemplo é o planner, categoria de produtos que ganhou força na crise sanitária. Enquanto a agenda é datada, o planner é mais versátil e permite que o usuário personalize as páginas de acordo com a necessidade. Assim, ficou mais fácil administrar as vidas pessoal e profissional, além dos estudos das crianças e organização da casa.

“As pessoas resgataram a escrita manual, a disciplina e a organização, e o papel contribui nesses processos de maneira afetiva. Embora tenha pessoas que querem só um caderno, tem aquelas que querem um produto com mais qualidade, mais personalizado. E só conseguimos atender essa demanda com muita pesquisa de mercado, buscando tendências até mesmo no mundo da moda”, acrescentou Fernanda Farias, diretora de comunicação da Ótima Gráfica.

Escolar Office Brasil 2022:

Data: 31 de julho a 3 de agosto

Horário: das 11h às 20h (no dia 3/8, das 11h às 18h)

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP)

Organização: Francal Feiras

Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui

Galeria de fotos clique aqui

Apoio Institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva

2PRÓ Comunicação