Mercado

Bart Moeyaert é o vencedor do Prêmio Memorial Astrid Lindgren

Bart Moeyaert é o vencedor do Prêmio Memorial Astrid Lindgren

Escritor belga com mais de 50 obras publicadas leva primeiro lugar na premiação para literatura infantojuvenil.

 

Com mais de 50 obras publicadas e traduzidas para 21 idiomas, entre ficção, livros ilustrados, poesia, peças de teatro, roteiros de televisão e ensaios, o escritor belga Bart Moeyaert foi o grande vencedor da edição 2019 do Prêmio Memorial Astrid Lindgren (Alma), um dos mais importantes da literatura infantil no mundo – o primeiro lugar leva para casa 5 milhões de coroas suecas, algo como R$ 2 milhões.

O anúncio do prêmio aconteceu durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. De acordo com o júri, a escolha se deu por conta “da linguagem condensada e musical de Bart Moyaert”, que “vibra com emoções reprimidas e desejos não verbalizados”.  

Entre as principais obras de Moyaert, estão Everybody’s Sorry Today (Todo Mundo Está Desculpado), It’s Love We Don’t Understand (É o Amor que Não Conseguimos Entender), Bare Hands (Com as Próprias Mãos), e Brothers (Irmãos), seu livro autobiográfico, em que escreve com carinho e humor sobre como foi crescer sendo o caçula de sete irmãos.

Moyaert nasceu em 1964, em Bruxelas, e já ao longo da década de 1970 se aproximou da escrita. Em 1974, publicou um jornal interno na escola e, em seguida, escreveu sua primeira história mais longa, que se aproximava do conceito de um livro. A primeira história publicada oficialmente, Dueto com Notas Falsas, foi em 1983, quando ele tinha apenas 19 anos.

 

Fonte: Primeira Página.

 

Redes Sociais