Inspirações

Setembro Amarelo: Escola faz caminhada pela saúde emocional

Evento acontece no mês de combate ao suicídio, para promover união entre família e escola

 

No dia 15 de setembro, às 8h, acontece a 1ª Caminhada EI, um evento para celebrar o Dia da Saúde Emocional na Escola, instituído pela Escola da Inteligência.

Com o apoio da do programa de educação socioemocional idealizado por Augusto Cury, diversas escolas parceiras irão replicar o evento em suas cidades de atuação, uma iniciativa para valorizar a união entre família e escola, e a importância que isso tem no desenvolvimento da inteligência emocional na sociedade.

A maior mobilização acontecerá em Vila Velha (ES), onde a expectativa é receber um público de aproximadamente quatro mil pessoas. Para a organização do evento, uniram-se o Centro Educacional Praia da Costa, os colégios Darwin, Pio XII, São José e a Universidade Infantil, todos parceiros da Escola da Inteligência.

A ação será realizada justamente no período em que acontece, aqui no Brasil, o Setembro Amarelo - mês inteiro voltado à conscientização do combate ao suicídio com o intuito de engajar o maior número de pessoas possível para dar enfoque a um assunto que ainda é tabu, mas que precisa ser discutido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de mortes entre pessoas entre 15 e 29 anos. Segundo dados de 2016, do Sistema Único de Saúde (SUS), extraídos pelo Ministério da Saúde, o número de suicídio de crianças e adolescentes abaixo de 19 anos chegou a 952.

"Uma pequena parcela da população conhece a real importância da educação voltado ao desenvolvimento de uma mente emocionalmente saudável e o evento tem como objetivo apresentar para a sociedade as escolas que, por meio de um trabalho sério envolvendo as famílias, estão desenvolvendo nos seres humanos a inteligência emocional", explica Camila Cury, psicóloga e presidente da Escola da Inteligência.

No final do percurso o público encontrará uma estrutura de atendimento social preparada para atendê-lo com serviços como medição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. A programação oferecerá, também, atividades físicas leves, jogos e brincadeiras na praia para gerar interação entre as pessoas e, além disso, durante a caminhada haverá shows, reflexões e informações sobre saúde emocional.

Além de Vila Velha, local principal do evento, haverá mobilizações em diversas outras cidades do país, com destaque para João Pessoa, Aracaju e Natal que também planejam grandes eventos.

"É preciso propagar a mensagem sobre os cuidados com a saúde emocional e como isso influencia na valorização da vida. Estamos lançando uma semente que florescerá ainda mais com um grande engajamento, por isso convidamos todos a juntarem-se nessa missão e participar da caminhada", finaliza a presidente.

 

Leia também: Uatt? e Lilica Ripilica apresentam solução de varejo

Leia também: Escolas podem mobilizar a leitura entre pais e alunos

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais