Inspirações

“ONU Mulheres” foca em tecnologia e inovação para o Dia Internacional da Mulher

“ONU Mulheres” foca em tecnologia e inovação para o Dia Internacional da Mulher

Segundo a organização, data celebrada em 8 de março terá o mote: "Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança".

 

A entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, mais conhecida como ONU Mulheres, divulgou no dia 23 de janeiro o tema do Dia Internacional da Mulher para 2019. "Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança", este é o foco.

Como explica em nota, a ONU Mulheres chegou a esse conceito após considerar que o aperfeiçoamento de sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável pode contribuir para a defesa da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Ainda conforme a nota, para que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidos até 2030, é necessário investir em "planejamentos que rompam com a situação habitual, a fim de eliminar as barreiras estruturais e garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fique para trás".

O ideal, conforme a ONU, seria a criação de sistemas, que possam abranger desde o banco móvel até a inteligência artificial e a Internet das coisas, que proporcionem mais inclusão a essa parcela populacional. 

"A inovação e a tecnologia trazem oportunidades sem precedentes. No entanto, as tendências atuais indicam que as lacunas digitais estão se ampliando e que as mulheres estão representadas de maneira insuficiente nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design", diz trecho da nota.

"Isso impede desenvolver e influir no desenvolvimento de inovações sensíveis ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade."

A entidade finaliza a mensagem dizendo que o Dia Internacional da Mulher de 2019 abordará visões sobre as lideranças da indústria, as empresas emergentes que estão mudando o panorama no mundo dos negócios, as empreendedoras e os empreendedores sociais, as ativistas e os ativistas que trabalham em favor da igualdade de gênero e as mulheres inovadoras, com o objetivo de examinar como a inovação pode eliminar barreiras.

 

Fonte: Primeira Página, com informações da Agência Brasil.

 

Redes Sociais