Varejo

Boas práticas para o varejo de papelarias

Consultor do Sebrae-SP como melhorar a relação com os clientes e inovar os pontos de venda. Programação da Escolar ajuda a atualizar práticas e buscar melhores resultados de vendas.

 

Em entrevista ao Portal Exame, em matéria sobre a sobrevivência das papelarias fora do período de volta às aulas, o consultor do Sebrae-SP, Adriano Augusto Campos, elencou algumas boas práticas para o setor de papelarias. Acompanhe:

  • Investir em vendas online, seja por conta própria ou com ajuda de parcerias. “Consumidores são seletivos e adoram usar a tecnologia, a compra pode ser efetuada a distância e a retirada presencialmente.”
  • Focar na educação. “Para crianças, ofereça itens educativos que envolvam algum tipo de interação. Os pais de hoje valorizam produtos educativos.”
  • Inovar sempre. “O principal ponto para inovar sem custos desnecessários é usar a criatividade para surpreender o cliente, mesmo que em aspectos pontuais. Por exemplo: atendimento eletrônico, entrega em horários alternativos, logística mais enxuta e veloz, entre outros.”
  • Visual atraente. “Adotar técnicas modernas de visual merchandising (vitrinismo, iluminação, comunicação visual, ações promocionais). Elas valorizam o ponto de venda e tornam a experiência de consumo mais interessante.”
  • Profissionais treinados. “O fator humano é extremamente relevante para o desempenho de um negócio que lida diretamente com os consumidores. É essencial que o empreendedor tenha conhecimento para selecionar, treinar e manter os profissionais motivados.”
  • Pensar no longo prazo. “É um ramo com potencial para atuar de forma sustentável no longo prazo. Isto pode significar que o negócio talvez não tenha lucratividade e crescimento tão elevados, mas possui base sólida para ser perene.”
  • Vale a pena arriscar. “Nos momentos de crise, é importante que o empreendedor mantenha a calma e tome medidas para antecipar possíveis mudanças no mercado. Dá para correr riscos calculados para se adequar rapidamente às variáveis de mercado.”

Lojistas interessados em atualizar suas práticas e conseguir melhores resultados têm diferentes opções dentro da programação da Escolar Office Brasil 2019. Uma delas é o Fórum da Papelaria: criado em parceria com a Revista da Papelaria, publicação da Hama Editora, vai abordar uma série de temas que colaboram para tornar os estabelecimentos mais atraentes e lucrativos.

Já o Escolar Experience é um ciclo de palestras dinâmicas e interativas sobre temas de interesse do varejo, com presença de top speakers e temas que vão de visual merchandising a gestão, marketing, inovação, consumo e outros. Por fim, o Painel E-Commerce, desenvolvido em parceria com a E-Commerce Brasil, tem foco no comércio eletrônico, novos conceitos de e-commerce e soluções inovadoras.

 

Leia também: Expositores e novos mercados se unem nas Rodadas de Negócios
Leia também: Rendicolla lança colas para slime e pistolas aplicadoras coloridas

 

Fonte: Primeira Página, com informações do Portal Exame

Redes Sociais