press release

Lettering cai no gosto dos jovens e atrai um número crescente de praticantes

Fornecedores de materiais para a arte de desenhar letras e palavras estarão na Escolar Office Brasil 2022, que começa dia 31 de julho em São Paulo

São Paulo, julho de 2022 – A arte de desenhar letras e palavras para expressar ideias e sentimentos, conhecida como Lettering, tem angariado um número crescente de praticantes, muitos deles querendo fugir da padronização dos formatos já prontos nos computadores pessoais. Popularizado no Brasil nos últimos anos, essa arte acabou criando um importante segmento de mercado com a venda de canetas, tintas, papéis e outros materiais especialmente comercializados para a prática.

O uso do Lettering é bastante variado. Além da aplicação no papel, pode estar na customização de objetos, como roupas, canecas, quadros e até na criação de estampas de paredes e de murais. A princípio, qualquer iniciante pode começar com uma simples folha e alguns materiais apropriados, basta ter criatividade e um pouco de dedicação para aprender a técnica.

No mercado há 43 anos, com sede em São Paulo, a Newpen é uma das pioneiras no Brasil na comercialização de materiais para Lettering, a partir de uma linha completa de canetas especiais, ou brush pens. A empresa estará presente na Escolar Office Brasil 2022, feira de negócios exclusiva para profissionais do setor de papelarias, escritórios e instituições de educação. O evento vai de 31 de julho a 3 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na área Escolar Experience, os visitantes poderão acompanhar diferentes técnicas que podem ser exploradas com o Lettering, além de outros conteúdos que auxiliam empresas a melhorarem a experiência do cliente, a gestão e o marketing.

Thiago Bayszar, gerente nacional de Vendas da Newpen, adianta que além dos 15 novos produtos que a empresa levará à Escolar Office Brasil, haverá os lançamentos da Arte Kit Hubble e da Dot Pen, desenvolvidas especialmente para a prática do Lettering. O kit permite que o artista formule suas próprias cores e a Dot Pen facilita o desenho das letras a partir de pontos.

Bayszar afirma que o perfil médio do consumidor de produtos para Lettering é composto por mulheres e jovens em idade escolar. “Todas as linhas da Newpen são focadas para quem se dedica ao Lettering profissionalmente”, destaca, ainda que boa parte dos clientes praticam como hobby.

O gerente da Newpen lembra que o boom desse mercado aconteceu em 2018. “Foi uma verdadeira febre, nossa fábrica rodava três turnos ininterruptos com todas as máquinas produzindo brushpens, terceirizando a produção para atender o mercado”. A partir de 2020, ainda segundo Bayszar, as vendas começaram a sofrer uma queda para depois se estabilizar.

Papéis Especiais

A Off Paper, indústria especializada em papéis especiais, situada em Lambari do Sul (MG), tem no seu portfólio vários papéis compatíveis para o Lettering, em especial o Papel Mágico. 

Milena Krauss Junqueira de Sousa, do departamento de Marketing, explica que o Papel Mágico é uma folha colorida revestida com uma camada na cor preta onde se pode desenhar com a ajuda de um bastão.

Ela também identifica uma grande procura por materiais para a prática do Lettering. “É uma técnica que está crescendo em nossas redes sociais”, confirmou. Mulheres e adolescentes também são os principais clientes da Off Paper, segundo Milena.

A artista Camila Pegado ministra aulas no curso Lettering na Prática e conta com mais de 1500 alunos. “O curso nasceu da minha paixão pelo Lettering e da vontade de compartilhar o meu conhecimento adquirido em seis anos de mercado”, afirma Camila.

De acordo com ela, “as pessoas voltaram a valorizar o que é feito manualmente e de forma mais pessoal, e o Lettering é um mercado que tem crescido muito nos últimos anos, não só com o intuito de profissionalização, mas também como hobby para pessoas apaixonadas por papelaria.”

Quanto ao aprendizado da técnica, Camila diz que em 30 dias o aluno já consegue ter bons resultados. “O processo de profissionalização vai depender do empenho e dedicação nos treinos, mas eu acredito que no máximo em seis meses já é possível ter uma ótima base para fazer Lettering em diferentes superfícies e ingressar no mercado”, completa.

Escolar Office Brasil 2022:

Data: 31 de julho a 3 de agosto

Horário: das 11h às 20h (no dia 3/8, das 11h às 18h)

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP)

Organização: Francal Feiras

Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.

Apoio Institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Protocolo de Segurança Sanitária

De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:

Marcela Lage  | Myrian Vallone | ;Teresa Silva

2PRÓ Comunicação

11 3030-9463 | 11 3030-9404

imprensa@francal.com.br

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.