Notícias


Publicado em:
15
3/2019

Dia da Escola celebra valores e conhecimento transmitido às próximas gerações

No dia 15 de março é celebrada a instituição que, feito uma “segunda casa”, ajuda no desenvolvimento intelectual e emocional de crianças e jovens.



Metatags: Escolar Office Brasil, Dia da Escola
Reprodução

Você sabia que a palavra “escola” vem do grego “skholê”, que significa “descanso” ou “lazer”? Desse modo fica fácil presumir que, antigamente, o ambiente escolar se resumia apenas à diversão, mas é importante saber que já desde a Grécia Antiga este espaço de estudos levava o crescimento intelectual muito a sério – e foi batizado desta maneira apenas porque pesquisa e filosofia era atividades exclusivas de quem não exercia o trabalho braçal e dispunha de tempo livre.


Neste 15 de março,comemora-se o Dia da Escola. Segunda casa de todas as crianças e jovens, que muitas vezes passam quase doze horas diárias lá dentro em períodos semi-integral e integral, a escola é fundamental não só na transmissão de conhecimento, mas também para o ensino de habilidades importantes como sociabilidade, tolerância, respeito ao próximo e proatividade.


Ainda que carreguem essa importância, infelizmente 44% das escolas brasileiras oferecem estrutura elementar, com água encanada, banheiro, energia, esgoto e cozinha. Os dados são de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011.


Bibliotecas, salas de informática, quadras de esportes e laboratórios de ciências, por sua vez, fazem parte de apenas 0,6% dos colégios no País, sendo que a maioria delas se concentra nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, onde há marcante falta de saneamento básico, materiais escolares e até mesmo carteiras, falta esgoto em 86% das escolas municipais, 59% das estaduais e 50% das federais.


Ainda assim, diante de tantas dificuldades, as escolas brasileiras contam em seus quadros com verdadeiros heróis, que fazem de seu trabalho um instrumento de crescimento de milhões de estudantes todos os anos.


Por isso, o Dia da Escola merece, sim, ser celebrado, especialmente para que se comemorem as atuações de seus professores, orientadores, coordenadores, diretores, faxineiros, cantineiros e seguranças, que todo dia vencem a luta de transmitir às próximas gerações seus conhecimentos e valores. 

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Consumidores estão se entendendo melhor com os assistentes de voz

Pesquisa da Adobe mostra que consumidores norte-americanos estão mudando de opinião sobre o que a tecnologia de atendimento pode fazer.
Leia Mais

Qual é o perfil do profissional para o trabalho remoto?

Pesquisa da SAP Consultoria RH mostrou que 80% das companhias brasileiras passaram a praticar o home office. Entre elas, 67% são multinacionais. Os dados são referentes tanto ao setor privado quanto ao público.
Leia Mais

Senado aprova Projeto de Lei que amplia o Cadastro Positivo

O sistema funciona como um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores (pessoas físicas e jurídicas) e estabelece pontuações para quem mantém suas contas em dia.
Leia Mais