Notícias


Publicado em:
11
2/2019

Especialista ensina famílias a ajudar crianças diabéticas na hora da volta às aulas

Coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD explica como pais podem orientar filhos a manter os níveis de glicemia estáveis na escola.



Metatags: Escolar Office Brasil, Volta às aulas, Diabetes, SBD, Cantina, Lanche
Reprodução Pinterest

Se em casa é possível controlar a alimentação de uma criança diabética, como será que funciona a rotina quando chega a hora de voltar às aulas? Diante da oferta de guloseimas, frituras e refrigerantes pouco saudáveis na cantina e entre os colegas, como podem escola e famílias ajudar os pequenos pacientes a se manterem saudáveis?


Para Débora Bohnen Guimarães, nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o ideal seria planejar merendas para que crianças e jovens portadores da doença possam levar comida de casa. “O melhor seria favorecer iogurtes ou sucos naturais sem açúcar, sanduíches leves, biscoitos, bolos ou cereais integrais e frutas”, avalia.


No entanto, se não for possível adotar esta dinâmica, é importante ensinar ao paciente métodos que auxiliem a manter os níveis de glicemia estáveis, como, por exemplo, a contagem de carboidratos. “Essa é sempre uma ótima opção para dar flexibilidade alimentar, pois o estudante pode comer qualquer alimento, desde que ele ajuste sua dose de insulina ultrarrápida”, ensina Débora.


Para a médica, não há alimentos proibidos – é necessário apenas manter um controle do que é saudável ou não. Os pais podem ajudar os filhos pedindo ao colégio acesso ao cardápio da cantina com antecedência, para que estabeleçam, em conjunto com a criança, a quantidade de alimentos adequados, de acordo com seu regime de insulina. 

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Aprenda a gerar tráfego qualificado em seu e-commerce

Mais do que atrair clientes, sua empresa conquistará fidelização, leads qualificados e, consequentemente, aumentará as taxas de conversão de vendas.
Leia Mais

O que esperar do marketing digital em 2019?

Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, lista as sete áreas principais de mudança no segmento e os desafios para o comércio este ano.
Leia Mais

LBV arrecada material escolar para crianças da Paraíba

Iniciativa pretende compor 19 mil kits pedagógicos para estudantes atendidos pela instituição e organizações parceiras.
Leia Mais