Google Plus Newsletter Facebook

Publicado em:
27
11/2017

Fabricantes e distribuidores revelam o que esperar do Volta às Aulas 2018

Confira como estão se preparando as empresas Alaplast, Cortiarte, DAC,
Dello, Tilibra, Summit, Waleu e Xeryus.

O Volta às Aulas é um dos períodos mais esperados do ano para os fabricantes e importadoras e distribuidores de material escolar, já que é bastante oportuno para alavancar as vendas. Para a temporada de 2018, as empresas se preparam com estratégias de marketing, ações e muitas novidades para atrair o consumidor. Muitas delas apontam otimismo. A Revista Papelaria & Negócios conversou com as empresas e revela o que esperam empresas como a Alaplast, Cortiarte, DAC, Dello, Tilibra, Summit, Waleu e Xeryus.

De acordo com o diretor-presidente da Alaplast, Elias Sabbag Junior, já foi sentida uma melhora em relação ao ano passado, mas pretende aguardar o período todo para fazer uma melhor comparação. A empresa adotou uma série de ações, como por exemplo, lançamentos, que vêm contribuindo para alavancar as vendas; readequou as embalagens para o ponto de venda, facilitando a compra pelo consumidor final; está investindo nas redes sociais com mais divulgação de suas linhas e novidades; e trabalhou com antecedência o estoque, conseguindo um prazo de entrega melhor do que o registrado no ano passado.

A Cortiarte vem trabalhando com estoques reforçados, prazos mais estendidos, facilidades no pagamento e promoções para os clientes regulares. “Trabalhamos com muitos produtos que são de primeira necessidade na vida escolar, por isso, por mais que haja problemas na economia, que claro, refletem em nossos negócios, sentimos com menor impacto”, afirma a executiva Rita Brasolin.

A Gerente de Marketing da DAC, Nathalia Ibelli, revela que grande parte dos clientes mostra-se mais otimista e espera por melhores resultados no período de retorno às aulas 2018. Segundo ela, a análise de vendas até o momento tem apresentado um ligeiro aumento. A fabricante lançou mais de 400 novos itens no segundo semestre de 2017 e essa oferta é peça chave para atrair os consumidores para dentro da loja. “Em virtude da retração financeira do consumidor em frente as adversidades que o país enfrenta, estamos melhorando o custo-benefício de produtos como dos fichários escolares. Com essa ação já sentimos um aumento de 10% nas vendas em comparação a 2016”, explica.

Na Dello as vendas estão a todo vapor, com entregas acontecendo e campanhas já estabelecidas em alguns clientes. A Gerente de Marketing, Juliana Rett, afirma estar sentindo e acreditando em um reaquecimento de mercado. “Acreditamos que o volta às aulas 2018 tem tudo para ser o melhor dos últimos tempos”.

O fabricante apoia de forma massiva as promoções e campanhas de volta às aulas que acontecem por meio dos lojistas para movimentar a temporada em suas lojas. “Trabalhar produtos sazonais requer estratégia e muito planejamento, principalmente na implantação da linha escolar. A Dello está bem estruturada com um time coeso de Marketing e Trade Marketing, garantindo apoio aos clientes em vários aspectos como gestão e ações diferenciadas em PDV, tablóides, criação publicitária de e-mails marketing como suporte às televendas de clientes, entre outras ações.

Para a época, a Dello destaca em seu mix a variedade de cores e os designs exclusivos dos produtos, que se expostos adequadamente podem chamar ainda mais a atenção dos consumidores.

A Tilibra está confiante que terá um excelente volta às aulas. “Apesar do péssimo cenário político, houve um reaquecimento em diversos setores da economia, refletindo no otimismo dos nossos clientes, declara o Gerente de Vendas, Reinaldo Botelho.

O fabricante vem para o período preparado com a ampliação de sua coleção, reforçando a meta de ser uma solução completa em produtos de papelaria.

Para a Summit já é possível perceber uma melhora nas vendas. Vanessa Moreno, especialista de Marketing, conta que o momento volta a ser favorável. “Podemos dizer que a performance está melhor. Contamos com lançamentos assertivos a partir de itens que tiveram ótimos desempenhos no último volta às aulas. Para a época estamos com produtos incríveis a preços acessíveis, uma equipe reforçada e uma supercampanha de volta às aulas para os consumidores finais”.
Jéssica Borba, do departamento de Marketing da Waleu, afirma que o mercado apresentou sinais significativos de melhoras, em comparação ao ano passado. “Estamos com novos produtos e os nossos representantes vêm realizando grandes performances nas vendas. O resultado é que já estamos ultrapassando os números do ano anterior.”
O fabricante nesta época investe em campanhas internas, em publicidade, nas redes sociais e demais ações, que atingem tantos seus clientes-parceiros-lojistas, quanto os consumidores finais.

Para a Xeryus, a próxima temporada de volta às aulas está no caminho certo para ser a melhor dos últimos anos para o segmento de mochilas. A importadora e distribuidora vem trabalhando para estreitar cada vez mais o relacionamento com clientes e parceiros, entendendo a melhor maneira de abastecer cada ponto de venda de forma adequada e assertiva. “Com essa proximidade é possível entender qual é o histórico de consumo de cada região e assim, oferecer o mix adequado visando o giro no PDV. Além disso, não faltam as parcerias com os licenciadores, as campanhas de incentivo de vendas, os treinamentos e a comunicação focada no consumidor final”, afirma a Gerente de Marketing, Carolina Turtelli de Andrade .

Fonte: Primeira Página/ Papelaria & Negócios